Amizade – a surpresa que permanece

Num tempo em que as comunidades se estabelecem preferencialmente em redes virtuais, em que muita gente experimenta relacionamentos de geometria variável, em que a comunicação é vertiginosa, proveniente de entidades com interesses pouco transparentes, muitas vezes baseada em informações manipuladas, onde o conhecimento se torna difícil de processar e somos constantemente solicitados à mudança de paradigma… Quais são as nossas âncoras? O que permanece?

Evocação de Manuela Silva

A fundadora da Fundação Betânia – foi Professora catedrática convidada do ISEG, tendo recebido em 2013 o Doutoramento Honoris Causa pela Universidade Técnica de Lisboa. Foi coordenadora do GES, desde o início da respectiva actividade.
Personalidade de referência, a nível nacional e internacional, desempenhou vários cargos e publicou diversos estudos reveladores da sua profunda preocupação com uma economia solidária e sustentável, a justiça social e a luta contra as desigualdades, a pobreza e a exclusão social. Foi uma activa militante católica, tendo-se batido por uma participação acrescida das mulheres na vida da Igreja e pelo maior envolvimento dos cristãos na Doutrina Social da Igreja.
Durante a sessão evocativa vão ser ouvidos testemunhos de personalidades que com ela conviveram, trabalharam e aprenderam, nas áreas que mereceram uma atenção esclarecida por parte de Manuela Silva e onde ela deixou desafios que têm a ver com o nosso futuro.

Lótus

A Paz como caminho de Esperança

Na última década do século XX, perante o final da guerra fria, havia sinais de esperança na construção da paz que não foram completamente aproveitados. Pelo contrário, alterado o “equilíbrio do terror”, parece cada vez mais complexa, frágil e ameaçadora a situação internacional. O avolumar de apelos ao radicalismo, os discursos ameaçadores, o terrorismo, os problemas ambientais, as crises humanitárias, o recurso à violência urbana e doméstica, as perseguições, os desequilíbrios socioeconómicos, a exploração mediática do sofrimento, etc. fazem-nos sentir

Presépio – artesanato português.2019 - © portugalidades.pt

Natal 2019

que um arcanjo ilumine o nosso caminho
ao menos uma vez!
que o arcanjo que velava à cabeceira da Criança
nos ensine a força da fraqueza,
a doçura irresistível dos não violentos,
a lei do perdão

que a Criança nos ensine
que o amor de adoração é sempre partilhado,
comunicativo

que o arcanjo ilumine o que nos faz
sempre partir: um rosto, a sede de justiça, o choro
ou a fome, a cegueira dos olhos
ou do coração,
Deus que nos moves para a adoração
e o louvor neste fim de tarde
e que alumias o mundo
José A. Mourão

Alegria! Deus está connosco.

“Esperar o Senhor velando e orando significa fazê-lo reinar sobre o nosso hoje e conhecer, portanto, a sua vinda já, aqui e agora.” Luciano Manicardi. 2018 A palavra “Advento” deriva do latim “adventus” que significa vinda, chegada. Com esta palavra a Igreja designa o tempo em que os cristãos esperam a vinda de Cristo que se festeja no Natal. O Advento começa quatro domingos antes da grande festa cristã do Natal. Este tempo é de preparação marcada pelo simbolismo da

Manuela Silva - Presidente da Fundação Betânia

Na palma da mão de Deus

Homenagem a Manuela Silva
O seu percurso continuará a inspirar-nos!
Assim, o Escrito de Betânia, de Novembro de 2019, é uma simples homenagem construída pelos actuais membros dos corpos sociais da Fundação Betânia.
Partilhamos também um conjunto de testemunhos e homenagens promovidas por outros amigos/as e colaboradores.
Deixamos ecoar a voz da amizade, fazemos memória de inúmeras conversas, de muitas iniciativas que com ela construímos.

Ampliar as perguntas e ser coerente com as respostas

Quem aceitou a proposta de Francisco de dedicar o mês de Setembro ao aprofundamento da Laudato Si’ e procurou fazer gestos de mudança com vista a uma conversão ecológica integral, tem agora a responsabilidade de levar por diante a reflexão e a correspondente acção. – Manuela Silva. Outubro 2019

A fraternidade é a nova fronteira do cristianismo

A fraternidade é a nova fronteira do cristianismo (…) a Igreja é uma fraternidade em que se vive o amor fraterno. (Enzo Bianchi) Se nos mantivermos minimamente atentos ao que se passa no mundo à nossa volta, damo-nos conta de que vem crescendo uma onda de violência nos países ditos modernos e civilizados. Violência sob as mais diversas formas: violência doméstica que pode atingir o cume da crueldade e da barbárie, mas também violência institucional manifestada em relações laborais injustas

Os estranhos caminhos da felicidade

Este é tema a que a Fundação Betânia tem dedicado grande atenção desde os seus começos, Assim, no final de 2008, um pequeno grupo de amigos procurou reescrever os caminhos para a felicidade, inspirados nas bem-aventuranças proclamadas por Jesus de Nazaré no Evangelho.
Partilho convosco esse enunciado escrito em 2008, com o propósito de incentivar o leitor/leitora a aproveitar estas férias de verão para re-escrever, individualmente ou em grupo, o que entende ser os estranhos caminhos da felicidade apropriados ao tempo presente.

Um gesto profético: Pacto mundial por uma economia que faz viver e não mata

“Nós tentámos dizer a nós próprios que progresso queria dizer crescimento e que crescimento significava bem-estar, mas o que a crise ambiental tem revelado é que o crescimento sem limites é a maior ameaça ao nosso bem- estar”. (George Montbiot)

Não por acaso o Papa Francisco escolheu o dia 1 de Maio (dia mundial do trabalhador) para lançar ao mundo um desafio profético: a concretização de um pacto mundial por uma economia que faz viver e não mata; uma economia diferente, que humaniza e que cuida da criação; uma economia que não exclui nem descarta pessoas e povos.

%d bloggers like this: